quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Deixa-me Entrar" de John Ajvide Lindqvist


Título Original: Låt den rätte komma in
Autor: John Ajvide Lindqvist
Editora: Contraponto (2010)
Tradução: Ulla Baginha

Sinopse
Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos. 
Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…


Opinião:
Oskar tem doze anos e vive com a mãe num pequeno bairro social em Estocolmo. É um rapaz solitário, com um pai distante e alcoólico e na escola é sempre gozado e maltratado pelos colegas. Conhece Eli, a sua nova vizinha, da mesma idade que vive com o pai. É uma rapariga diferente, tímida e misteriosa. Um pouco pálida e suja, que só sai de casa á noite. Oskar e Eli tornam-se amigo, apoiam-se um ao outro, partilham a solidão e a incompreensão do mundo. Depois do aparecimento de Eli, começam a surgir uma série de assassínios e desaparecimentos inexplicáveis.

Deixa-me Entrar é um magnífico livro! Uma história que tem tanto de perturbante com de fascinante. Com uma escrita simples e fluida, somos levados para as ruas de um bairro social de Blackberg em Estocolmo, onde se passa a acção e curiosamente onde o autor nasceu e cresceu. O que contribuiu para a construção deste excelente romance realista e difícil de parar de o ler. 

Esta leitura é uma crítica á sociedade, aborda temas como o bullying, o alcoolismo, a pedofilia, a solidão e a marginalização. Repleto de acção e acontecimentos violentos que tocam o leitor.
Deixa-me Entrar é mais do que um livro de vampiros, é um livro que nos acorda para a realidade.

5/6- Muito Bom

Obrigada ao Segredo dos livros pela oportunidade.

1 comentário :

  1. Gostei da sinopse.Adoro livro que critiquem casos actuais, casos que chamem a atenção da opinião pública.A literatura também tem um papel importante em evidenciá-los!

    ResponderEliminar