quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Mulheres de Vida Apaixonada – Tudo por um sonho" de María Pilar Queralt del Hierro.

Título Original: Mujeres de Vida Apasionada
Autora: María Pilar Queralt del Hierro
Editora: Editorial Presença
Coleção: Diversos Literatura Nº 57
Tradução: Regina Louro

Sinopse: María Pilar Queralt del Hierro reuniu em Mulheres de Vida Apaixonada uma seleção de biografias de mulheres de todas as épocas que se destacaram pelas suas vidas excecionais. Motivadas por verdadeira paixão, puseram os seus ideais acima da própria vida, enfrentando um destino trágico. Ao debruçar-se sobre a biografia de mulheres como Hipácia de Alexandria, Cleópatra, Inês de Castro, Joana d’Arc, Olympe de Gouge, Leonor de Távora, Isadora Duncan, Rosa Luxemburgo, Eva Braun, Diana de Gales, entre tantas outras, a autora oferece-nos uma visão abrangente da condição feminina e da sua evolução ao longo da História.

Opinião:
Mulheres de Vida Apaixonada - Tudo por um Sonho da autora María Pilar Queralt del Hierro, foi publicado pelo no passado dia 15 de Novembro pela Editorial Presença e tive o prazer de o ler. 
Este extraordinário livro relata-nos com mestria, a vida de mulheres que marcaram o seu nome na História. Encontramos nome como Joana d’Arc, Cleópatra, Hipácia de Alexandria, Jezabel, Inês de Castro, Ana Bolena, entres outros. Mulheres que deram a vida por um sonho, entregaram-se com paixão a uma causa política ou religiosa e nunca foram compreendidas ou valorizadas. Lutaram apaixonadamente por uma ideia e nunca cederam, mesmo que isso lhes colocasse em frente à morte. 

A maioria dessas mulheres pagou um preço demasiado elevado por sonharem intensamente com as suas paixões. Vítimas de violência de género, intolerância religiosa, fanatismo e intransigência do poder político. Foram mulheres cheias de paixão e firmeza, que amaram demasiado a liberdade, lutaram pela igualdade entre homens e mulheres e morreram por serem intuídas e inteligentes. 

Mulheres de Vida Apaixonada - Tudo por um Sonho foi uma leitura muito interessante, surpreendente e inquietante. Conhecer e recordar mulheres tão fortes e corajosas que conquistaram ou construíram o poder da mulher nos nossos dias, é indispensável como ensinamento. 

María Pilar Queralt del Hierro é sem dúvida, uma escritora muito talentosa. Numa linguagem clara e fluida, prende com facilidade o leitor, num ritmo leve e agradável, sem nunca se tornar extenuante. Este é um livro que deve ser lido, pois inspira, marca e serve de exemplo pela coragem, força e paixão, que estas mulheres mostraram mesmo indo no caminho da morte. 

Recomendo.

5/6- Muito Bom

Sem comentários :

Enviar um comentário