sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Contigo para Sempre" de Takuji Ichikawa

Título Original: Ima, Al Ni Yukimasu
Autor:   Takuji Ichikawa
Colecção: Grandes Narrativas Nº 510
Data de Publicação: 2 Agosto 2011
Tradução: Marta Mendonça

Sinopse:
Quando Mio, de vinte e nove anos, morre de doença, deixa para trás Takumi, um marido problemático, e Yuji, o filho de cinco anos. Mas um dia, enquanto estes passeiam num bosque, eis que a reencontram, confusa e sem qualquer memória do que lhe aconteceu. Mio quer saber o que esqueceu, por isso o marido conta-lhe a sua história, à medida que procura respostas para a reaparição da mulher e tenta reconciliar-se com a perspectiva de a ir perder uma segunda vez… Um romance mágico e comovente sobre o poder redentor do tempo e das recordações. 

Opinião:
Contigo para Sempre de Takuji Ichikawa é uma maravilhosa história de amor, publicada pela Editorial Presença. Pode parecer um simples romance com fantasmas, mas deparamo-nos com muito mais. Rico e marcante, transborda de sentimentos e emoções, com profundas questões que nos obrigam a reflectir sobre a vida, que escolhemos e a quem a dedicamos.
 
Takumi conta-nos a sua história de amor com muita doçura e simplicidade. A sua esposa, Mio, morre aos vinte e nove anos de uma doença e deixa-o com um filho de cinco anos. Certo dia, enquanto Takumi e o seu filho, Yuji, passeavam no bosque reencontra Mio, amedrontada e com amnésia. Antes de Mio morrer, prometeu ao marido que voltaria na época das chuvas, e assim aconteceu, mesmo parecendo impossível. Takumi e Yuji acolhem Mio e reencontram a paz. Mio pede a Takumi para lhe contar tudo o que esqueceu e assim, aos poucos, conhecemos de uma forma simples e cheia de ternura, o passado e o presente das suas vidas. Takumi tenta encontrar uma explicação para o regresso da sua mulher e procura uma forma de lidar com o facto, de que a perderá uma segunda vez, quando a época das chuvas terminar. 

Contigo para Sempre é um livro inesquecível! Um romance intenso e arrebatador que nos envolve com mestria e desperta constantemente emoções e sentimentos até às ultimas páginas. Encontramos duzentas e quarenta e quatro páginas repletas de amor, ternura e generosidade. 

Esta é uma bela história de amor, muito especial e inspiradora, que toca no coração e preenche a alma. Acorda para o que é realmente importante na vida. O que devemos dar valor e atenção e como por vezes é mais importante preocuparmos com os outros, em detrimento de nós mesmos, das nossas necessidades. 
As personagens são fascinantes e marcam pela generosidade, naturalidade e sinceridade das suas acções. 

Com uma escrita simples, fluida e agradável, embarcamos numa viagem impressionante sobre o amor e a morte. O final é surpreendente e completamente imprevisível, comove e marca o leitor inesperadamente. 
Pura e verdadeira prova de amor. 
Recomendo vivamente. 

6/6 - Excelente

Sem comentários :

Enviar um comentário