segunda-feira, 26 de julho de 2010

"O Ano do Nevoeiro" de Michelle Richmond

Título Original: The Year of Fog
Autor: Michelle Richmond
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas, nº474
Tradução: Maria João Ferro
Data 1ª Edição: 20/07/2010

Sinopse: Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama.

Opinião:
O Ano do Nevoeiro da autora Michelle Richmond é um livro maravilhoso e muito marcante.
Tudo começa numa manhã de verão, Abby e Emma, uma menina de seis anos, filha de Jake o futuro marido de Abby, decidem ir dar um passeio á praia. A manhã está fria e com um nevoeiro intenso, Emma com um protesto larga a mão de Abby e afasta-se um pouco. Abby desvia o olhar uns segundos e quando volta a olhar para Emma já não encontra.
Desesperada Abby recorre a tudo e a todos para encontrar a sua menina, que apesar de não ser sua filha, a ligação que têm é muito forte.
Uma tragédia que muda para sempre a vida de Abby e Jake, perseguidos pelo sentimento de culpa, medo e saudades.
Este é um romance memorável, inquietante e poderoso, que nos desperta muitas emoções ao longo do livro.
É interessante a forma com explora a mente humana, as memorias e percepções, como podem muitas vezes pregar-nos partidas, estorvando a realidade e ocultando memórias reais tão profundas que acabam esquecidas.
Ao longo da leitura, Abby dá-nos a conhecer o mundo da fotografia, os pormenores técnicos de revelação e a sua paixão pela sua arte.

“As fotografias representam a nossa infindável batalha contra o tempo a nossa determinação em preservarmos um momento…”

Michelle Richmond é uma escritora brilhante, com uma notável capacidade de descrição, de tal forma que é nos impossível não entrarmos também na desenfreada busca de Emma, vagueamos pelas ruas e praias com Abby.
Numa linguagem simples e cativante, narrada na voz de Abby, chegamos a sentir a angústia de Abby e a vontade de a abraçar como uma amiga.
Um romance muito bem escrito, com personagens intensas numa situação que nos toca no coração, um exemplo de coragem e esperança até mesmo quando tudo parece ter chegado ao fim.
Recorda-nos como a vida é tão frágil, que uns segundos apenas basta para mudar tudo o que somos, o que temos e o que sentimos.
Este romance é sem dúvida, difícil de desviar os olhos, comovente e profundamente fascinante.
Um livro de nota Máxima, Recomendo Vivamente.

2 comentários :

  1. Não conhecia este livrinho mas com esta opinião vai ficar debaixo de olho!

    _Bjinhos Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Um livro fascinante q nos prende do início ao fim.. revoltante também... que nos faz questionar.. Como pode o amor da "madastra" ser mais forte, corajoso e persistente que o do próprio pai; que ao mínimo pormenor desistiu...
    Uma história arrepiante, que nos torna enquanto mães, mais galinhas!! Pois por apenas curtos segundos, a nossa luz pode-se apagar...

    No final, o que acontece a Abby?? Fiquei a imaginar, sendo a morte o primeiro pensamento que me ocorreu...
    Nelly

    ResponderEliminar