de Herta Müller
Prémio Nobel da Literatura 2009
Sinopse
A Terra das Ameixas Verdes é uma obra sublime, um relato contido e agudo de existências em perigo sob a ditadura de Ceausescu. Romance político? Também. Mas é sobretudo um poderoso libelo contra a desumanidade tortuosa dos sistemas de governo cuja legitimidade deriva do silêncio e do medo. Um romance polifónico e anónimo: da maior parte das personagens conhecemos apenas o primeiro nome; da narradora, nem sequer isso… Partindo do (aparente) suicídio de Lola, uma jovem – a narradora anónima – encontra apoio num grupo de três rapazes que, com ela, se interrogam e procuram entender tanto a morte de Lola como a sua própria impotência perante um regime que não se abstém de humilhar e silenciar todos aqueles que ousam desafiá-lo. Os quatro irão enfrentar os meandros de um poder corrosivo que visa diminuí-los e isolá-los, aniquilando-lhes a vontade e a capacidade de ter esperança.
Romance de resistência. Resistência ao silêncio asfixiante, porque cúmplice e perpetuador de despotismos, A Terra das Ameixas Verdes é um texto de «palavra difícil» porque as palavras apodrecem verdes na boca, trivializando experiências de terrível indizibilidade. Como dizer o medo da experiência? Como descrever a vontade de morrer? E no entanto, há o imperativo de dizê-lo.
Entre o silêncio impossível e a palavra estrangulada, esta é uma história de feridas jamais fechadas e do despudor impenitente de uma ditadura insidiosa que, obrigando à interiorização, sobreviveu nas marcas inelidíveis que deixou nos corpos e nas almas.
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 208Editor: Difel
ISBN: 9789722909716
Colecção: Literatura Estrangeira
16,00€
Críticas de imprensa: «Um livro singular e absolutamente maravilhoso.» - Die Zeit
Disponível a partir de 4 de Novembro
fiz-te um selo personalizado espero que gostes:
ResponderEliminarhttp://i36.tinypic.com/2eppjlf.png
Gostar é pouco....
ResponderEliminarADOREIIIII.....uma boa surpresa
(És mesmo uma Artista)
Bjinhos
Parece tão bom!!!!!
ResponderEliminarTambém acho que parece bom. Ver se consigo encontrar um excerto.
ResponderEliminarNobel de literatura? Nem sabia que tinha que desinformada eu =(
ResponderEliminarCom certeza lerei!
Beijos!