domingo, 17 de abril de 2011

"O Desejo" de Alexandra Bullen

Titulo Original: Wish
Autora: Alexandra Bullen
Editora: Planeta
Tradução: José Luís Luna


Sinopse
Para a infeliz Olivia Larsen nada pode alterar o facto de que a sua irmã gémea, Violet, morreu... Vive angustiada e isolada e um dia as suas incursões levam-na a uma velha loja onde uma misteriosa costureira lhe oferece um vestido dizendo-lhe que é mágico e que lhe pode conceder um desejo. Céptica, Olívia veste o vestido e pede a única coisa que deseja, que Violet volte. Com Violet de novo ao seu lado, ambas têm uma segunda oportunidade na vida. Mas nem tudo é o que parece, como em breve descobrem… Por insistência de Violet, voltam à loja e obtêm mais dois vestidos - e mais dois desejos. Mas a magia não pode resolver tudo e Olivia é obrigada a confrontar os seus fantasmas para aprender a rir, amar e viver outra vez. 

Opinião:
A vida de Olívia Larsen mudou muito desde a morte da sua irmã gémea, Violet. Sempre foram muito unidas, Violet era o seu grande apoio, a mais desinibida e desembaraçada nas situações mais complicadas. Após a morte da irmã, os seus pais decidem mudar de cidade e começar uma vida nova. Olívia não sabe como enfrentar uma escola nova e fazer novos amigos, sem a Violet ao seu lado. 
Um dia Olívia avista uma loja sombria que lhe chama a atenção. Uma costureira. Era mesmo o que procurava, alguém que arranjasse o rasgão do vestido para a festa do escritório da sua mãe. O vestido que mais tarde recebe em casa, não é o mesmo que levou para arranjar. Após um contratempo na festa, Olívia descobre que o vestido que a costureira lhe enviou é mágico, pois concretizou o desejo de ter a sua irmã gémea de volta. Olívia visita novamente a costureira e descobre que ainda tem direito a mais dois vestidos, mais dois desejos. Mas como tudo na vida, existem regras e a magia nem sempre resolve tudo o que queremos. 

O Desejo de Alexandra Bullen é uma história surpreendente, doce e mágica. Uma estreia literária muito bem contada, com excelentes detalhes, que arrastam facilmente o leitor para a vida de Olívia. A autora criou personagens cativantes, engraçadas e interessantes. 
Olívia é uma personagem que nos deixa completamente rendidos. Uma adolescente que perde a irmã muda de cidade e tem uns pais cada vez mais distantes. Não é fácil suportar uma mudança tão radical e a autora consegue realmente transmitir todas as tristezas e alegrias de Olívia, despertando-nos emoções do inicio ao fim. 
O Desejo é sem dúvida, um lindo conto de fadas com uma boa mensagem. Uma leitura agradável, emocionante e  uma escrita clara e cativante. 
Com um final  comovente, que nos deixa uma lágrima ao canto do olho e curiosos para ler o próximo volume “Wishful Thinking”, ainda não editado em Portugal.
A Planeta está de parabéns, a capa é muito bonita e mais apelativa em comparação com a original.
5/6-Muito Bom

2 comentários :

  1. Tenho este cá em casa na gigante pilha dos livros por ler. Confesso que a tua opinião deixou-me ainda mais em pulgas! :)

    Bjo*

    ResponderEliminar
  2. Olá,só precisas de umas horas é uma leitura rápida. Apesar de ser um livro juvenil,comove os que já perderam entes queridos.
    bjinhos

    ResponderEliminar