domingo, 15 de novembro de 2009

O Santuário Perdido

Editora: Editorial Presença
Autor: Raymond Khoury
Data 1ª Edição: 03/11/2009
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4248-3
Nº de Páginas: 416
18,90 €

Nápoles, Novembro de 1749: um homem é atacado a meio da noite por estar na posse de um segredo que consumiu toda a sua vida. Bagdade, Abril de 2003: um batalhão do exército norte-americano descobre um cenário macabro na cave de um homem conhecido por hakeem, o médico. Sul do Líbano, Outubro de 2006: a arqueóloga Evelyn Bishop é raptada pouco depois de ter visto as fotos de uma série de valiosas antiguidades. Qual a ligação entre estes acontecimentos? Num ritmo febril e ambicioso, Raymond Khoury traz-nos um thriller repleto de acção e referências históricas que constituirá uma leitura empolgante

Raymond Khoury, guionista de prestígio internacional, após o seu primeiro sucesso O Manuscrito Secreto, editado em 2006 pela Editorial Presença, leva-nos mais uma vez numa magnífica viagem com O Santuário Perdido.
Este livro começa com três acontecimentos, em diferentes épocas, peças essências deste thriller.
Em Nápoles, Novembro de 1749, Raimondo Di Sangro invade a casa do marquês Montferrat, para tentar arrancar-lhe um segredo, que ele desconfiava poder mudar o mundo, até mesmo tornar-se imperador.
Di Sangro sabia que o marquês era um homem muito viajado e que o seu nome possivelmente nem era Montferrat. O Marquês escapa da luta nessa noite, mas homens como Di Sagro não desistiam com facilidade.
Em Bagdade, Abril de 2003, um batalhão do exército Norte-americano, descobre uma cave cheia de materiais e equipamentos médicos de primeira qualidade.
Num ambiente arrepiante, deparam-se com frascos com órgãos humanos, barris de sangue humano e corpos de homens, mulheres, velhos e crianças. A cave pertencia a um homem que era conhecido com o hakeem, o médico. Na parede de uma cela nessa cave, encontraram a imagem circular de uma cobra enrolada, a devorada a própria cauda.
No Sul do Líbano, Outubro de 2006, Evelyn Bishop, arqueóloga de 70 anos, encontra-se com Farouk, um homem que já não o via há mais de vinte anos. Tinham trabalhado juntos numa escavação no Iraque.
Farouk, conhecido com o “Facilitador”, encontra-se com Evelyn para lhe pedir ajuda, mostra-lhe umas polaróides de relíquias arqueológicas. Numa dessas polaróides, encontrava-se a imagem de um livro com um símbolo gravado na capa, uma serpente a devorar a cauda – o Ouroboros.
O Ouroboros era um dos símbolos místicos mais antigos do mundo.
Farouk sabia que Evelyn podia estar interessada naquele livro, pois já estudara aquele símbolo anos atrás com o seu colega Tom Webster e precisava da sua ajuda para se instalar num pais seguro. Marcou um encontro com Evelyn para falarem melhor sobre o assunto.
Evelyn foi jantar com a sua filha Mia, geneticista, que tinha sido criada com a sua tia e não via a sua mãe muitas vezes, por isso aceitara um trabalho na mesma cidade onde a mãe vivia.
Mia reparou que a sua mãe estava nervosa e contou-lhe do súbito encontro com Farouk. Evelyn saiu à pressa para o encontro com Farouk e Mia viu que a sua mãe deixara o telemóvel caído e apressou-se para o entregar. Evelyn e Farouk são perseguidos e Evelyn é raptada. Mia assiste a tudo e agora só ela poderá como testemunha, encontrar a sua mãe.
Mia é ajudada por um agente da CIA, Corben, que já há alguns anos tinha encontrado uma cave com o mesmo símbolo das polaróides e perseguia hakeem. Juntos são perseguidos pelos homens do hakeem e Corben salva lhe a vida inúmeras vezes.
Este é um livro cheio de acção, perseguições, segredos e mistérios, que o torna extremamente empolgante e viciante. É rico em acontecimentos Históricos, leva-nos numa viagem entre séculos e países diferentes.
Os capítulos são curtos e mudamos rapidamente de cenário e acontecimentos, deparamo-nos com uma leitura a um ritmo acelarado e fluida.
Todo o livro é carregado de muito suspense, de cortar a respiração, de tal modo que o virar de pagina é automático. O enredo é excelente e sem dúvida que daria que bom filme.
Para terminar posso dizer que gostei bastante deste livro, uma boa aposta da Editorial Presença.
Recomendo aos fãs de Dan Brown ou aos que gostam de trillers poderosos.

2 comentários :

  1. olá!
    Fiquei com uma volta louca de ler o livro! Vou pô-lo na lista para o Natal!

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Já somos duas!! :) Vou tentar mesmo não perder a cabeça neste Natal, o que não é fácil com tão boas sugestões que andam por aí!

    Bjs**

    ResponderEliminar