domingo, 10 de abril de 2011

"Os Idealistas" de Zoë Heller

Título Original: The Believers
Autora: Zoë Heller
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas, nº496
Tradução: Luzia Almeida

Sinopse
Quando Audrey descobre um segredo devastador sobre o seu marido, um advogado nova-iorquino activista político, vê-se forçada a reavaliar todas as suas certezas em relação a um casamento de quarenta anos. Mas também os filhos do casal verão as suas vidas abaladas pelo súbito terramoto emocional que se vem juntar aos muitos dilemas que já lhes perturbam os dias e que desencadeia, em cada um deles, uma crise de identidade. Uma farsa familiar hilariante e negra, onde tragédia e comédia se entretecem numa malha subtil e sarcástica, que fascina desde logo o leitor pela forma soberba como as personagens surgem iluminadas e pela perspicácia com que Zoë Heller se move nas áreas mais profundas e desconfortáveis da natureza humana.


Opinião:
Os Idealistas da autora Zoë Heller é uma das mais recentes novidades publicadas pela Editorial Presença.
Zoë Heller apresenta-nos um drama de uma família pouco comum, com interesses no activismo político e na justiça social.
Audrey é uma dona de casa de meia-idade, casada há quarenta anos com um advogado de grande prestígio. Quando o marido sofre um AVC e entra em coma, Audrey e os seus três filhos vêm-se forçados a reavaliar o rumo das suas vidas. Cada um enfrentará a sua própria crise interna e procurará amparo de forma muito diferente. Como se não bastasse o incidente do marido, Audrey descobre um grande segredo que abalará as suas convicções em relação ao seu casamento.

Os Idealistas é sem dúvida uma leitura que dificilmente hei-de esquecer. Notável, surpreendente, diferente do que alguma vez li e que entusiasma o leitor logo nas primeiras páginas.
A autora oferece-nos um brilhante drama familiar, hilariante, repleto de ironia e muito original.
As personagens estão magnificamente criadas, muito complexas e vibrantes, na verdade são personagens que nos parecem reais.
Audrey foi a personagem que mais me marcou e cativou.Uma mulher desagradável, irritante, egocêntrica, radical, a maior parte das vezes cruel com as suas filhas. É  forte e cheia de ressentimentos, pois nunca foi fácil ser esposa de um homem de poder e  são todas estas características e atitudes, que nos deixam inebriados e muito curiosos.
Numa escrita requintada, fluida e cativante, a autora leva-nos para realidades desagradáveis embrulhadas com um humor mordaz, despertando-nos emoções e sentimentos contraditórios que arrebatam automaticamente o leitor. O final é brilhante, genuíno e comovente.
Zoë Heller é sem dúvida magnífica. Este foi o primeiro romance que li da autora, e certamente irei ler Diário de Escândalo, também publicado pela Editorial Presença.

Recomendo Vivamente.

6/6- Excelente

Sem comentários :

Enviar um comentário