quarta-feira, 23 de abril de 2014

"Há flores de plástico e gravilha a enterrar a memória" de Paulo Alexandre e Castro

Há flores de plástico e gravilha a enterrar a memória
de Paulo Alexandre e Castro

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 72
Editor: Esfera do Caos
ISBN: 9789896801168
Coleção: Esfera Contemporânea

Excerto do Prefácio de Daniel Serrão:
“Li os poemas deste livro com crescente atenção e concen­trado esforço de os sentir. Poesia sarcástica, cruel, envolvida na obscenidade da morte, no vazio da vida e na difícil mímica do amor. Melhor, nos múltiplos rituais da comuni­cação amo­rosa. Veio-me à ideia Manuel Bandeira, ‘estou farto do lirismo bem comportado’; e a sua teoria do poeta sórdido, ‘aquele em cuja poesia há a marca suja da vida’. Porque é assim a Poesia de Paulo Alexandre e Castro. Um ritmo ondulante, ora lento ora rápido, toma conta de nós e faz-nos sentir o pulsar da transformação em poesia das tais marcas sujas da vida. Mas, por vezes, há um súbito raio de luz e, com muita delicadeza formal, surge um cenário de penetrante análise da vida vivida.”
Daniel Serrão, Médico e Ensaísta

Críticas de imprensa
“As palavras da poesia não têm regras precisas, cânones definidos, ortodoxias impostas; gosta-se, não se gosta. É tudo! Eu gosto do que o autor escreve. Paulo Alexandre e Castro revela essa heterodoxia, heresia e desregramento sobre a morte neste livro que tem o horrível título Há flores de plástico e gravilha a enterrar a memória. Mas é horrível porque é preciso, porque nos dá a verdade que nenhum de nós quer enfrentar. Temos medo, temos dor e em vez de como o autor refletir sobre o medo, a dor da morte, fugimos de tudo isto na esperança vã de jamais sermos apanhados. Mas um dia também teremos a nossa campa de mármore branco, lavada a lixívia com alto grau de pureza, e quem sabe, com flores de plástico e gravilha a enterrar a memória. No fundo, com esta obra podemos ‘aprender’ a morrer, isto é, a valorizarmos a vida que nos foi dada viver.”
Henrique Monteiro, Jornalista, Redactor Principal e ex-Director do jornal Expresso

Sobre o autor
Paulo Alexandre e Castro. É actualmente professor na Universidade do Minho e membro-investigador do Centro de Estudos Humanísticos da mesma universidade e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Autor e co-autor de diversas obras ensaísticas, dedica-se também à arte literária, tendo publicado individualmente o romance Loucura Azul, a peça de teatro Aqui entre Nós e duas obras poéticas: Toda a poesia Nua e Gramática do @mor Tecnológico. Este último género literário valeu-lhe já a distinção «Menção Qualidade Superior» na colectânea de poesia e prosa poética A Traição de Psiquê (2009), assim como o 2º lugar no XXXII Concurso Internacional Literário de São Paulo (Brasil, 2011).
Mais informações sobre o autor na página web:

Compre já aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário