quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Clube do Autor: "Diz-me só a Verdade" de Luísa Castel-Branco

Diz-me só a Verdade

Uma história intensa e apaixonada que nos lembra que é urgente voltar a sonhar 

Desde muito cedo que contamos histórias aos nossos filhos que começam o célebre frase «Era uma vez». Histórias de encantar, de magia, histórias em que tudo é possível e o final é sempre feliz.

Mais tarde voltamos a contar as mesmas histórias aos nossos netos, muitas vezes embelezando ainda mais a narrativa. Mas o que nos sobra? A vida, e essa encarrega-se de nos destruir a capacidade de sonhar, de acreditar que tudo é possível, de acreditar nos outros e em nós mesmos. Não há mais finais felizes. 

A realidade pesa-nos como um casaco molhado. E sobrevivemos aos dias sem a ajuda desse tempo mágico que deixámos para trás. Nunca como hoje foi tão urgente retomarmos essa fantástica capacidade de voltar a sonhar. 

Estas são palavras de Luísa Castel-Branco e esta é a principal mensagem do seu novo romance, Diz-me só a Verdade. 

Francisca tem quarenta e dois anos, três filhos e um casamento com o seu primeiro amor. Mas a sua vida aparentemente feliz encontra sombras do passado e um presente sem as luzes que sonhara para si. 

A vida desta mulher cruza-se com a saga de duas famílias unidas pelo passado e divididas por um presente armadilhado por desejos de vingança e revelações esmagadoras. Entretanto, a chegada de uma carta inesperada denuncia um segredo e muda o destino de Francisca. Mas será que ainda acreditamos em finais felizes? 

Nunca como hoje foi tão urgente retomarmos essa fantástica capacidade de voltar a sonhar. Um romance é isso mesmo. Páginas que nos levam a levantar voo, que nos transportam para um mundo que podia ser. Também nós merecemos essa frase mágica “Era uma vez.” Também nós temos direito a acreditar em finais felizes. 

E este romance é isso mesmo. Um óasis do que podia ser, do que podia acontecer, algo para nos aconchegar a alma e nos fortalecer estes tempos de compasso de espera. O tempo que medeia entre o hoje e aquilo a que temos direito. 

Luísa Castel-Branco nasceu em Lisboa em 1954. A sua vida esteve desde sempre ligada à comunicação, primeiro na imprensa onde colaborou com o Semanário e mais tarde com a Máxima, e depois na televisão onde apresentou vários programas de sucesso como «Dinheiro à Vista» (TVI) e «O Elo Mais Fraco» (RTP1). Na SIC, apresentou «Vícios e Virtudes» e participou ainda em «Eles por Elas». 

PVP: 16,50 € • 340 Páginas 

Sem comentários :

Enviar um comentário