quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Pensei que Tinhas Morrido" de Pete Nelson

Título Original: I thought you were dead - A love Story
Autor: Pete Nelson
Editora: Contraponto
Tradução: Duarte Sousa Tavares

Sinopse:
Paul Gustavson é um escritor freelance de meia-idade para quem a vida é uma sucessão de obstáculos, um verdadeiro campo minado de erros e más decisões. A mulher deixou-o, o pai teve um enfarte debilitante, a nova namorada tem outro namorado, o irmão investiu mal as poupanças dos pais e a sua própria saúde (física e financeira) já conheceu melhores dias. O que anima Paul são os seus amigos no bar Bay State, onde o esperam sempre umas boas bebidas, e a sua melhor amiga, Stella. 
Stella é a única constante na vida caótica de Paul; sempre disposta a ouvir, capaz de dar os melhores conselhos sem nunca o julgar, consegue ser sarcástica sem ser cruel, ao mesmo tempo compassiva e assertiva. A única coisa que Stella é incapaz de fazer é acompanhar Paul quando ele vai tomar uns copos ao Bay State. Como ela diz: «Não me importo de me rebolar em cima de uma carpa morta, nem sequer de comer cagalhões de gato, mas este sítio mete-me nojo.»É que Stella é a cadela de Paul. Como muitos cães, é paciente, afetuosa e muito inteligente. Mas tem uma característica absolutamente única: consegue falar. E não só fala, como diz coisas muito perspicazes. À medida que Paul vai lidando com a série cada vez mais complexa de desafios que a vida lhe apresenta, são os conselhos de Stella que o ajudam a reparar o seu passado para salvar o seu futuro.

Opinião:
Pensei que Tinhas Morrido é um romance emocionante, nostálgico, que nos recorda, que vale a pena arriscar e ter coragem para mudar o rumo da nossa vida. Paul Gustavson é um homem de meia idade, solitário, infeliz e com um emprego inseguro. A mulher deixou-o e a sua namorada mantém uma relação em simultâneo com outro homem. A família vive longe, o seu pai sofreu um enfarte e a relação com o seu irmão nunca foi exemplar. Até mesmo a sua saúde atravessa uma fase má, Paul tem um problema com o álcool e excesso de peso. Numa vida perseguida pelo insucesso, dificuldades e tristezas, a sua cadela, Stella, é o seu porto seguro. Stella é uma cadela idosa muito especial, consegue falar com Paul. Além de ser uma boa companhia, é também confidente, amiga e muito inteligente. Ajuda-o muitas vezes a enfrentar e compreender as situações desagradáveis que surgem na sua vida. Juntos há quinze anos, têm partilhado uma vida cheia de ternura, dedicação e amor.
Pensei que Tinhas Morrido é uma leitura envolvente, comovente, com situações divertidas e momentos tristes, que nos tocam no coração. Um romance real, sobre a mágoa, a perda e o amor incondicional. 
As personagens são interessantes, autênticas e passam por dificuldades com que já nos deparámos, directa ou indirectamente na nossa vida. Paul e Stella destacam-se das inúmeras personagens que nos são apresentadas. A relação que estabelecem encanta o leitor e transforma este romance num livro surpreendente até à última página.
Peter Nelson é um excelente escritor, consegue render o leitor, com emoções muito bem transmitidas e embala-nos numa leitura cheia de ternura e amor.Uma leitura imprevisível, sincera e, sem dúvida, vinda do coração.
Recomendo.

5/6- Muito Bom

2 comentários :

  1. Achei muito interessante, poderia cadastrar no Skoob (se tiver conta no site, é claro)? Ficaria muito grata. :) Adoro seu blog, visito sempre.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jaquee, não tenho conta no site, mas vou espreitar para ver se me registo.
    Muito Obrigada pela palavras simpáticas.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar