terça-feira, 16 de agosto de 2011

"A Delicadeza" de David Foenkinos

Título Original: La Délicatesse 
Autor: David Foenkinos
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas Nº 509
Tradução: Catarina Almeida

Sinopse
Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Desde que se conheceram, a sua relação irradia uma felicidade sem mácula. Mas não estamos perante o clássico girl meets boy. O que David Foenkinos nos oferece neste romance que explora o lado mais lúdico da ficção é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano.


Opinião:
A Delicadeza de David Foenkinos faz parte das mais recentes novidades editadas pela Editorial Presença, no passado dia 02 de Agosto. Este é um romance surpreendente, que se distingue pela simplicidade e delicadeza. 

Nathalie e François apaixonam-se ainda muito jovens e desfrutam de uma relação de pura felicidade, um casamento perfeito. Um dia acontece uma tragédia que arruína o romance apaixonante de Nathalie e François. Num domingo, François morre atropelado. Nathalie entra num estado deprimente, não suporta a dor da perda do seu grande e único amor. A sua vida transforma-se num tormento e acaba por escolher a solidão, afastando-se por uns tempos do mundo. 
Quando Nathalie se sente preparada para regressar ao seu trabalho e enfrentar os olhares dos seus colegas, acaba por beijar Markus inesperadamente. Markus é um colega de trabalho, um sueco alto, nada atraente e inseguro, talvez o último homem que Nathalie poderia se sentir atraída. Após o súbito beijo, Markus decide que não deve ficar só por um beijo com Nathalie. 
Relacionam-se e acabam por viver uma bela e extraordinária história de amor. Juntos partilharam as suas fragilidades e sofrimentos do passado. 

Esta foi uma leitura envolvente, um pouco dramática, mas ao mesmo tempo, cheia de esperança. 
Um excelente romance, que nos desperta emoções, pela angustia da perda e a continua procura da felicidade. 
Uma história brilhante, delicada e doce, que toca e recorda a fragilidade da vida. 
David Foenkinos brinda-nos com uma escrita elegante, fluida e cativante. 
Este romance terá uma adaptação para o grande ecrã, prevista para 2012. Depois desta leitura, será um filme a não perder. 
Recomendo.

5/6- Muito Bom

Sem comentários :

Enviar um comentário