sábado, 9 de julho de 2011

"Um Dia de Verão" de Patrick Gale

Título Original: The Whole Day Through
Autor: Patrick Gale
Editora: Bertrand Editora
Tradução: Patrícia Xavier


Sinopse
Quando a quarentona Laura Lewis se vê obrigada a abandonar uma vida independente em Paris para cuidar da mãe idosa em Winchester, parece que a sua vida amorosa se irá esfumar. Contudo, o reencontro com Ben, o grande amor de seus dias de estudante, acaba por surpreender as suas conjecturas. Ela é cautelosa - e ele é casado - mas não podem negar o que ainda existe entre eles. Serão suficientemente corajosos para dar uma segunda oportunidade à felicidade ou serão derrotados pela necessidade de fazer o que parece estar certo?

Opinião:
Um Dia de Verão conta-nos a história de Laura, uma mulher de quarenta anos, solteira, que acredita que o romance na sua vida acabou. Deixa Paris para cuidar da sua mãe idosa, que vive em Winchester, a cidade onde estudou e onde conheceu Ben, um grande amor do passado.
Ben, após a morte da sua mãe, regressa á sua terra natal para cuidar do seu irmão com Síndrome de Down. Por outro lado, aproveita a situação para não ter de lidar com os problemas do seu casamento.
Laura e Ben reencontram-se por acaso e descobrem que passados vinte anos, ainda sentem algo um pelo outro. Envolvem-se e reacendem a paixão e o amor da juventude.
Surge uma segunda oportunidade para ambos serem felizes, será que ficaram finalmente juntos?

Um Dia de Verão é um romance repleto de emoções, por vezes amargo, mas também muito real. Não foi dos melhores livros que li sobre a redescoberta de um amor perdido. Achei que faltava profundidade suficiente para torná-lo num livro marcante e cativante.
As personagens secundárias são em alguns momentos mais interessantes e fortes, do que as principais (Laura e Ben). 
Um dos pontos altos do livro foi a entrega e o carinho de Ben pelo seu irmão, é um bom exemplo de amor, que nos comove.
A escrita é fluida, simples e directa, num ritmo fácil e leve.
O final é sem dúvida, inesperado e emocionante, deixando o leitor a reflectir sobre: até onde podemos prescindir do amor?

3/6 - Suficiente
P.S. Obrigada ao Segredo dos Livros pela oportunidade:)

1 comentário :