domingo, 24 de julho de 2011

"Lotaria -Todos precisamos de um pouco de esperança" de Patricia Wood

Título Original: Lottery
Autora: Patrícia Wood
Editora: Editorial Presença
Páginas: 304
Colecção: Grandes Narrativas Nº 506
Tradução: Isabel Nunes 

Sinopse: Neste seu romance de estreia, Patricia Wood consegue fazer-nos partilhar de forma convincente a visão do mundo de Perry L. Crandall, com o seu QI de 76. Criado por uma avó extraordinária, Perry aprendeu a aceitar-se e a lidar com a vida à sua maneira, mas, acima de tudo, aprendeu a confiar nos seus próprios sentimentos. Essa capacidade virá a revelar-se da maior importância quando, mais tarde, Perry ganha uma avultada quantia de dinheiro na lotaria. Um romance encantador e comovente sobre o poder do amor e da confiança no lado positivo de todas as coisas.

Opinião:
Lotaria -Todos precisamos de um pouco de esperança de Patricia Wood é um romance profundamente sensível e encantador. Apesar do título lotaria, este nada tem a ver com sorte ou dinheiro. É sim, um livro rico em amor, confiança e esperança. 

Perry L. Crandall tem um Q.I de 76. Não é atrasado, ele próprio não se considera com tal, mas a maiorias das pessoas á sua volta trata-o com se assim fosse. Ele é apenas um pouco mais lento que algumas pessoas. Necessita do seu próprio tempo para aprender. 
Rejeitado pela família, Perry é criado pela sua avó. Uma mulher excepcional e inteligente, que o acolhe como uma verdadeira mãe e faz o seu melhor para lhe ensinar como se proteger do mundo. 
Após a morte da avó, Keith, o seu melhor amigo e seu patrão, serão um grande apoio para reconstruir a sua vida. Entretanto, Perry ganha doze milhões de dólares na lotaria e de repente o mundo transforma-se. Passam a trata-lo de forma diferente, olham no nos olhos e não o ignoram. 

Lotaria -Todos precisamos de um pouco de esperança é um livro único e surpreendente, que dificilmente irei esquecer. É um livro que conquista toda a atenção, pois cada página, cada palavra é uma preciosidade. 

Na voz de Perry, conhecemos a sua vida antes e depois da morte da sua avó. A autora fez um excelente trabalho, conseguido transmitir a perspectiva de uma pessoa com problemas mentais. 
Perry L. Crandall é uma personagem difícil de não nos apaixonarmos. É engraçado, sincero, atencioso e um verdadeiro amigo. Um personagem real que nos faz rir e chorar. Cativa de tal forma, que ficamos com vontade de fazer parte do seu mundo. 
As personagens que o rodeiam são igualmente, realistas, brilhantes e incrivelmente cativantes. 
Um livro escrito com sensibilidade e compaixão. Presenteia-nos com bom ritmo de leitura e mantém nos presos em todos os momentos de forma instintiva, faz nos sentir todas a emoções no coração. 
Uma excelente lição de vida sobre a verdadeira riqueza. Um livro real, doce e difícil de ficarmos indiferentes. 
Obrigada à Editorial Presença por esta publicação. Precisamos de livros como este. 

Recomendo Profundamente. 
6/6- Excelente

As palavras são como a cara das pessoas, nem sempre querem dizer o que parecem. (p.115) 

Sem comentários :

Enviar um comentário