sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Alera - A Princesa Herdeira" de Cayla Kluver

Título Original: Legacy (1ºVol.)
Autora: Cayla Kluver
Editora: Planeta
Tradução: Maria José Figueiredo

Sinopse: Uma violenta rivalidade entre dois reinos ameaça evoluir para um estado de guerra. No meio deste conflito, uma princesa voluntariosa encontra-se dividida entre o dever e o desejo.Obrigada a casar com o homem que o pai escolheu para lhe suceder no trono, a jovem princesa Alera de Hytanica vê-se forçada a enveredar pelo pior dos destinos, o casamento com o arrogante e colérico Steldor. Quando o misterioso e sedutor Narian chega a Hytanica, vindo do território inimigo trazendo segredos e noções inconcebíveis acerca do papel das mulheres na sociedade, os desejos de Alera põem em causa o futuro do reino.
A descoberta do terrível passado de Narian mergulha Alera num mundo obscuro de intrigas palacianas e conflitos pretéritos, a ponto de não saber em que acreditar, nem em quem confiar.

Opinião:
Alera – A Princesa Herdeira é uma leitura muito agradável, divertida e encantadora.
Alera, a princesa de Hytanica, completa dezassete anos e, de acordo com a tradição, é a altura de escolher o futuro marido e, neste caso, o próximo Rei de Hytanica. Normalmente, em Hytanica, as mulheres não têm a opção de escolher os seus maridos, contudo o Rei, Pai de Alera, dá-lhe um prazo para encontrar um bom candidato, que lhe agrade para suceder no trono. O preferido do pai é Steldor, um rapaz belo, pretensioso e membro da guarda de Elite do Rei. Será difícil para Alera encontrar um candidato com mais qualidades que Steldor para futuro Rei, mas como pode casar com alguém que nem suporta ver?!
Entretanto, aparece no reino de Hytanica Narian, um jovem rapaz sedutor e misterioso, vindo do reino inimigo. Quando Alera o conhece melhor, vê-se num dilema entre o dever e o desejo do seu coração. O perigo ameaça o seu reino e Alera terá de tomar a decisão mais difícil da sua vida.

Esta foi uma leitura envolvente e cativante e é, sem dúvida, dirigida a jovens leitores. Acho que é de facto um livro muito bom para uma autora de dezasseis anos. A autora criou personagens fascinantes e perturbadoras que nos despertam curiosidade até ao fim da leitura.
A história é interessante e está muito bem elaborada, porém não é original. Geralmente, boas descrições prendem-nos ao livro, mas neste caso a autora exagerou nas descrições, tornando a leitura em alguns momentos entediante. Também achei estranho o tratamento informal entre as personagens, dado o tempo e o espaço em que decorre a acção. Quando surge a personagem de Narian é, sem dúvida, a partir desse momento que nos prendemos de tal forma, que não conseguimos parar de ler. Com esta personagem, a autora oferece-nos uns boa dose de mistério, acção, suspense, disputas e paixão.
A escrita é simples, fluída e clara. O ritmo é oscilante, dependendo do aparecimento dos momentos mais descritivos.
O final é inesperado e emocionante, deixando-nos cheios de curiosidade pela continuação.

4/5 - Bom

1 comentário :

  1. a historia de Alera a princesa herdeira, continua em fidelidade? ou e um livro que conta uma historia diferente, adorei o livro e se tivesse continuação adoraria le-lo :D
    agradeço a quem me tirar esta duvida

    ResponderEliminar