segunda-feira, 6 de junho de 2011

"A Rapariga do Capuz Vermelho" de Sarah Cartwright


Título Original: Red Riding Hood
Autor: Sarah Cartwright
Editora: Suma das Letras
Tradução: Ana Maria Guedes

Sinopse
O coração de Valerie está dividido. Os pais querem que ela case com Henry, o filho do ferreiro, um rapaz gentil. Mas Valerie está apaixonada por Peter, um jovem lenhador de espírito independente e misterioso. O mundo está contra eles, mas os dois jovens apaixonados não imaginam viver um sem o outro e estão dispostos a lutar por isso. 
Tudo muda quando a irmã mais velha de Valerie aparece morta. Suspeita-se do Lobo, uma criatura temível que assombra a floresta em redor da aldeia. É com horror que os habitantes da aldeia descobrem que durante o dia o Lobo assume forma humana e pode ser qualquer um deles. O perigo está à espreita e ninguém está a salvo. 
As vítimas do Lobo não param de aumentar e Valerie começa a suspeitar que o Lobo pode ser uma pessoa muito próxima de si. Ela é a única que consegue ouvir a voz da criatura. E a mensagem do Lobo é muito clara: se Valerie não se render antes de a lua de sangue desaparecer do céu, todos os que ela ama morrerão.

Opinião:
A Rapariga do Capuz Vermelho é um livro baseado no conto tradicional infantil que todos conhecemos e adorámos em criança. Desta vez, temos uma história não para miúdos, mas sim, para os graúdos.

Valerie é uma rapariga que sempre se sentiu diferentes dos outros aldeões. Lucie, a sua irmã mais velha, foi sempre a única pessoa a que Valerie se sentia ligada. Rebelde, corajosa e aventureira, em criança sempre brincou longe das outras raparigas da sua idade. Tinha como melhor amigo Peter, que acabou sendo expulso com os seus pais da aldeia.
Passado anos, Valerie reencontra Peter, o amor e a ligação que sentem um pelo outro floresce. Valerie descobre que os pais querem que ela case com Henry, um rapaz com melhor posição económica e social na aldeia. Peter e Valerie decidem fugir para ficarem juntos, mas a morte da irmã mais velha de Valerie vem mudar o rumo das suas vidas.
Parece que o Lobo “Mau” voltou a atacar e não foram suficientes os sacrifícios regulares para ele não atacar a aldeia.
Descobrem que o lobo de dia assume a forma humana e começam a suspeitar que o Lobo possa ser algum habitante da aldeia.  Partem numa caça ao Lobo e Valerei descobre que consegue ouvir e perceber o que diz o lobo.

A Rapariga do Capuz Vermelho é um livro repleto de acção, mistérios e suspense. Junta-se mais uma vez, o romance ao sobrenatural e um triângulo amoroso que já nos é conhecido. Gostei da ideia em geral, mas não é de todo muito original. 
A história da aldeia e as personagens são interessantes e os inúmeros suspeitos que nos são apresentados como possível Lobo, é, de facto, o que prende o leitor até á ultima página.
A escrita é simples, fluida e cativante, mas infelizmente para mim, não chegou a ser emocionante.
O último capítulo é sem dúvida, o mais comovente e romântico, mas fiquei surpresa, quando cheguei ao último capítulo e li “para ler o último capítulo vá a www.objectiva.pt/araparigadocapuzvermelho/”. 
A ideia não me agradou muito, pois não tem lógica o leitor comprar um livro incompleto.
Porém, espero em breve ver o filme.


3/6- Satisfatório
P.S. Obrigada ao Segredo dos Livros pela oportunidade:)



Sem comentários :

Enviar um comentário