quinta-feira, 2 de junho de 2011

"O Tempo Que já Não Viverei" de Fabio Volo

Título Original: Il Tempo Che Vorrei
Autor: Fabio Volo
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas Nº 501
Tradução: Regina Louro

Sinopse: Esta narrativa conta a história de um homem profundamente dividido entre a infância dominada por uma figura paterna ausente e por um constante sentimento de inadequação. Lorenzo, agora adulto, luta ainda por conquistar o amor do pai e o amor de uma mulher. Mas só quando compreender que a maturidade emocional significa assumir os seus afectos, amar e perdoar, conseguirá restabelecer o equilíbrio interior e aceitar-se aceitando os outros. Este novo romance do autor de O Dia Que Faltava já publicado nesta colecção, tem sido aplaudido como a sua obra mais sentida e genuína.

Opinião:
O Tempo Que Já Não Viverei de Fabio Volo é um livro inesquecível, profundo e contagiante. Neste novo romance iremos conhecer Lorenzo, um homem que luta para reconstruir dois grandes amores da sua vida, o amor do seu pai e o amor da mulher que o deixou. 

Ao recordar a sua infância difícil e a relação com um pai ausente, pouco comunicativo e sentimental, apercebe-se que tal como o pai, também ele próprio, poucos sentimentos demonstrou ao longo da sua vida. O tempo passa veloz e Lorenzo depara-se com a possibilidade de perder o seu pai e de nunca terem falado de homem para homem, de poder demonstrar o quanto o estima e o quanto, mesmo sendo adulto, carece do seu apoio. Quando compreendeu que amava a mulher que o deixou e que a queria ao seu lado, descobre que ela está prestes a casar com outro homem. 
Lorenzo terá de aprender a exprimir os seus sentimentos e emoções, para recuperar o tempo que desperdiçou e as oportunidades que deitou fora. 

Fiquei completamente rendida e emocionada com este romance. Fabio Volo leva-nos numa magnífica viagem em busca dos sentimentos mais profundos, do amor e das oportunidades perdidas. 
Repleto de momentos divertidos e românticos, mas também tristes e perturbadores. Desperta-nos constantemente emoções e prende-nos logo na primeira página. Uma leitura envolvente e profunda, que nos mostra que o tempo não volta atrás e como é importante agarrar os momentos únicos. 

Um livro intenso, que relembra a beleza e a veracidade de uma relação entre pai e filho. Contado na primeira pessoa, com uma escrita cativante, fluida e comovente. Para os mais sensíveis (assim como eu) podem mesmo derramar uma lagrimazinha. Um final que nos deixa surpresos, pela imprevisibilidade e intensidade. 

Este foi o primeiro livro que li do autor e seguramente não será o último. 
Recomendo Vivamente.

6/6 - Excelente

Sem comentários :

Enviar um comentário