sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Hotel du Lac" de Anita Brookner

Titulo Original: Hotel du Lac
Autor: Anita Brookner
Editora: Bertrand Editora
Tradução: Eduarda Correia

Sinopse
Edith Hope escreve romances de amor usando um pseudónimo, mas quando a sua vida se começa a parecer com as intrigas dos seus romances, Edith é enviada pelas amigas para a Suíça, onde o sossego e o luxo do Hotel du Lac prometem ajudá-la a recuperar o juízo. Contudo, será que aquele homem é a reviravolta de que a sua vida de solteira necessita? Muito bem pensado, perspicaz e divertido, Hotel du Lac representa Brookner no auge do seu estilo e muito subversiva. Valeu-lhe o Booker Prize.

Opinião:

Edith Hope é uma escritora de romances muito bem sucedida. Depois de desistir de se casar no próprio dia do seu casamento, deixando o seu noivo e amigos envergonhados e ofendidos, uma amiga sugere-lhe umas breves férias.
Hotel du Lac foi o destino escolhido para Edith fazer uma recuperação adequada perante a sociedade, pelo ultraje que cometera. O Hotel é um lugar tranquilo, um autêntico cenário de paz, mas, quanto mais o silêncio a envolvia, mais pensava em David. O homem por quem se apaixonara, o seu amante, mas infelizmente casado e com filhos. Era-lhe difícil sair da depressão e encontrar paz interior e esquecer o lapso infeliz que a levara aquele breve exílio.
Edith Hope sempre fora uma mulher antiquada em relação ao amor e, por isso mesmo, suspeitava ficar solteira para sempre.
No Hotel, foi conhecendo e interagindo com os hóspedes, pessoas de diferentes posições sociais. Conhece o senhor Neville, um homem gracioso, elegante e inteligente, que lhe dá uma oportunidade de recuperar a sua reputação e deixar de ser solteira.

Hotel du Lac de Anita Brookner foi a primeira obra que li da autora. É um livro muito bem escrito, de forma selecta, requintada e formal. Um romance diferente, profundo e perspicaz.
Não foi das minhas leituras preferidas. A personagem principal e o jogo social entre os protagonistas não me cativaram o suficiente para conseguir me apaixonar pelo livro.
A graciosidade da escrita da autora foi o que mais me impressionou e certamente irei voltar a ler outra obra da autora.


3/6- Satisfatório
P.S. Obrigada ao Segredo dos Livros pela oportunidade:)

Sem comentários :

Enviar um comentário