segunda-feira, 16 de maio de 2011

Civilização publica biografia de prémio Pulitzer sobre Cleópatra

Título: Cleópatra
Autor: Stacy Schiff
Título original: Cleopatra: A Life
Tradução: Isabel Alves
Páginas: 400
PVP: 17,90 €
Lançamento: Maio de 2011

SINOPSE
A biógrafa vencedora do Prémio Pulitzer traz de regresso à vida a mulher mais intrigante da história mundial: Cleópatra, a última rainha do Egipto. Cleópatra foi uma hábil estratega e negociadora que reformulou os contornos do mundo antigo. O seu palácio fervilhava de intrigas políticas e sexuais. Casou-se duas vezes, com dois dos seus irmãos. Iniciou uma guerra civil contra o primeiro e envenenou o segundo. Cleópatra terá tido relações sexuais apenas com dois homens: Júlio César, de quem teve um filho, e Marco António, de quem teve três filhos. Por essa altura, era já a soberana mais rica do Mediterrâneo e a mulher mais influente da época. Com Marco António, tentou forjar um novo império numa aliança que conduziu à destruição de ambos.
Famosa antes de se tornar lendária, Cleópatra tornou-se uma figura histórica – Shakespeare e Shaw deram-lhe uma voz; Miguel Ângelo, Tiepolo e Elizabeth Taylor deram-lhe um rosto. Mas desconhecemos a sua verdadeira personalidade. Num regresso magistral às fontes clássicas, Stacy Schiff separa os factos da ficção, de forma a resgatar esta rainha fascinante, cuja morte trouxe uma nova ordem mundial, uma geração antes do nascimento de Cristo. Rico em pormenores e com uma abrangência impressionante, esta é a reconstituição profundamente original de uma vida deslumbrante.

O livro de Stacy Schiff vai ser adaptado ao cinema, num filme protagonizado por Brad Pitt e Angelina Jolie

A nova biografia de Stacy Schiff, a autora que venceu o Pulitzer com Véra (Mrs. Vladimir Nabokov), foi incluída em 15 listas do Best Of de 2010 de publicações como Time, New Yorker ou Washington Post. Num regresso magistral às fontes clássicas, a autora consegue, em Cleópatra, separar os factos da ficção, resgatando esta rainha fascinante, cuja morte trouxe uma nova ordem mundial uma geração antes do nascimento de Cristo. O livro de Stacy Schiff vai ser adaptado em breve ao cinema.

A crítica ao novo livro de Stacy Schiff não podia ser mais entusiasmante. “Surpreendente. Raramente se conseguiu dar tanta vida a uma época tão distante e obscura. É uma grande proeza”, assegura a Newsweek. E, enquanto a Vanity Fair garante que “A sabedoria de Stacy Schiff é imensa, mas ela exibe-a com leveza e uma profunda compreensão da natureza humana”, o reputado New York Times escreve: “Cativante. […] Stacy Schiff remove os excessos do mito que se formaram em redor da rainha egípcia”.

O Los Angeles Times sublinha ainda a robustez na escrita de Schiff. “Soberbo. […] Cleópatra viveu uma vida digna de uma lenda, e Stacy Schiff capta a sua amplitude e o seu alcance numa narrativa vigorosa destinada ao leitor comum, mas firmemente ancorada nos estudos mais recentes. As maiores forças da autora continuam a ser a inteligência lúcida e a análise subtil da personalidade […] Stacy Schiff faz reviver [Cleópatra] como uma pessoa de carne e osso: absolutamente extraordinária, é certo, mas reconhecidamente humana”.

Cleópatra é, de facto, uma das figuras mais extraordinárias na História da Humanidade. A sua beleza, capacidade de sedução, mas também sagacidade e inteligência são lendárias. Entre a realidade e o mito, Stacy Schiff traça aqui, de forma detalhada e rigorosa, o retrato da mulher que tentou unir dois dos maiores impérios da sua época, o Romano e o Egípcio.

Stacy Schiff é a autora de Véra (Mrs. Vladimir Nabokov), livro com que venceu o Prémio Pulitzer, Saint-Exupéry, com o qual foi finalista do Prémio Pulitzer, e A Great Improvisation: Franklin, France, and the Birth of America, que lhe garantiu o George Washington Book Prize e o Ambassador Book Award. Foi bolseira da Guggenheim Foundation, do National Endowment for the Humanities e do Center for Scholars and Writers da New York Public Library. A American Academy of Arts and Letters atribuiu-lhe um Academy Award in Literature. Reside em Nova Iorque.

Mais informações sobre a autora em http://www.stacyschiff.com/.

Sem comentários :

Enviar um comentário