segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Bombaim - A Um Mundo de Distância" de Thrity Umrigar

Título Original: The Space Between us
Autor: Thrity Umrigar
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas, nº491
Data 1ª Edição: 02/02/2011
Tradução: Isabel Nunes

Sinopse
Na Bombaim actual, Thrity Umrigar apresenta-nos duas mulheres separadas pelo rígido sistema de classes indiano. Sera Dubash é uma dona-de-casa de classe média-alta cuja riqueza e opulência escondem a vergonha de um casamento em que sempre sofreu abusos. Bhima vive num imenso bairro de lata, toda a sua vida só conheceu desespero e perda, e trabalha como empregada doméstica para a família Dubash há mais de vinte anos. Estas mulheres pouco deveriam ter em comum, mas os seus percursos apresentam mais pontos de contacto do que à primeira vista se poderia imaginar. Uma reflexão elegante sobre a ligação intrínseca de todos os seres humanos e uma análise subtil da natureza das classes sociais e do poder na Índia.

Opinião:

Thrity Umrigar conta-nos a história de duas mulheres muito diferentes que vivem em Bombaim, na Índia. Sera Dubash é uma mulher privilegiada por pertencer á classe média-alta de Bombaim, mas que tem um casamento cheio de violência e abusos. Agora viúva, sente-se feliz por viver na companhia da sua filha e do seu genro e ansiosa por futuramente se tornar avó pela primeira vez. 
Bhima é a sua empregada doméstica há mais de vinte anos, pobre e analfabeta, vive num bairro de lata com a sua neta em condições degradantes e ao longo da sua vida apenas conheceu a perda e a angústia. Sera e Bhima têm construído uma relação de confiança, Sera sempre a tratou muito bem, como um ser humano. Financiou os estudos da neta de Bhima, para lhe dar a hipótese de uma vida melhor, mas a neta, Maya, destrói essa possibilidade com uma gravidez indesejada. Uma gravidez que mudará as vidas das duas famílias e Bhima terá de enfrentar mais uma mudança na sua vida e reviver alguns fantasmas do passado. 

Bombaim - A Um Mundo de Distância de Thrity Umrigar é uma das mais recentes novidades publicada pela Editorial Presença. 
A autora apresenta-nos um romance maravilhoso, profundamente comovente e poderoso. Na realidade, mais que um romance, este livro é uma excelente análise social da actual Bombaim. As diferenças de classes e poder, problemas sociais, ambientais e económicos. 
Uma leitura magnífica, cheia de situações inesperadas, mostra-nos a realidade da vida, a luta pela sobrevivência, o desespero, as injustiças, a mágoa e a traição. Uma critica a uma sociedade hipócrita, onde não existe facilitismos, nem finais como “viveram felizes para sempre”. 
Thrity Umrigar está de parabéns pela elegância e subtileza da crítica que faz, com descrições detalhadas das ruas de Bombaim, deixa o leitor constrangido com a realidade, muitas vezes esquecida, dos bairros de lata. Muito bem escrito, de forma directa e clara, repleto de suspense, tensão e muita tristeza. 
Este livro acaba por ser, não só um livro de Bombaim, mas sim, universal e muito real, aborda temas como o adultério, o aborto e a violência doméstica. Obriga o leitor a reflectir sobre a sua vida e a sociedade em que vive. 
Uma leitura rica, bonita e emocionalmente dolorosa. 
Recomendo. 

6/6- Excelente

1 comentário :

  1. Pela sinopse pareceu-me mto interessante e acabei de o comprar. Pela tua opinião vejo que fiz bem!!!
    Boas leituras,
    Cris de o tempo entre os meus livros

    ResponderEliminar