terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Civilização publica novo romance de Howard Norman

Autor foi nomeado duas vezes para o National Book Award

Wyatt Hillyer fica órfão aos dezassete anos no espaço de algumas horas. Algumas décadas mais tarde, faz uma confissão à sua adorada filha sobre os acontecimentos espantosos e tragédias que ele próprio viveu durante a Segunda Grande Guerra. O novo romance de Howard Norman, A Herança da Filha, é absolutamente comovedor. Escritor prolífico e eclético, ganhou três vezes o National Endowment for the Arts Fellowship, uma o Lannan Literary Award e foi nomeado duas vezes para o National Book Award.
Para o Washington Post, o novo livro de Howard Norman é uma longa confissão de um pai a uma filha sobre “um incidente terrível” que teve que cometer na Segunda Guerra Mundial. Segundo refere o título norte-americano, “Norman apresenta um tipo de lirismo em bruto ao longo do livro, com um ardor que brilha logo abaixo da superfície”. Já a Publishers Weekly realça que A Herança da Filha é “Uma história de amor em tempo de guerra habilmente trabalhada […] um testemunho da sua mestria”.
Num tempo em que a internet e o email tornaram obsoletas as cartas e a comunicação em tempo que não o real, sublinha por outro lado o Los Angeles Times, “A história profunda e pessoal de A Herança da Filha recorda-nos a potencial beleza, intimidade e sabedoria que estes dois géneros em vias de extinção – a carta e o romance – nos podem oferecer”.
Dois dos romances de Howard Norman, The Northern Lights (1987) e The Bird Artist (1994), foram nomeados para o National Book Award. Os seus outros romances incluem títulos como The Haunting of L e Devotion. Os seus livros foram traduzidos para doze línguas. Norman recebeu um Lannan Award em ficção e dá aulas na University of Maryland. Nascido em Toledo, Ohio, cedo mudou para o Canadá, onde ganhou notoriedade como escritor.

Título original: What is Left the Daughter
Tradução: Isabel Leite da Silva
Páginas: 224
Preço c/ IVA: 16,00 €
Lançamento: Janeiro 2011

SINOPSE
Wyatt Hillyer, de dezassete anos, fica órfão no espaço de algumas horas, quando os pais, após se envolverem os dois com a mesma vizinha irresistível, uma telefonista e aspirante a actriz, saltam de duas pontes diferentes. Os suicídios levam Wyatt a ter que se mudar para Middle Economy, para viver com os tios e a arrebatadora prima Tilda. A chegada do estudante alemão Hans Mohring, apenas com uma mochila às costas, vem desencadear uma série de emoções perturbadoras relacionadas com as perfídias de guerra. Acontecimentos históricos verídicos – incluindo o ataque de um U-boat alemão ao ferry Caribou que fazia o percurso Nova Escócia-Terra Nova, no qual a tia Constance Hillyer poderia ou não estar – dão um intenso poder narrativo à intrincada história de Norman.
O relato que Wyatt faz dos acontecimentos espantosos que ele próprio viveu, e que acabam por transformá-lo no pai de uma filha adorada, surge vinte e um anos depois. É uma confissão que descreve com profundidade os mistérios do carácter humano em tempo de guerra, direccionada, com desespero e esperança, a apenas uma pessoa: a filha. Um romance absolutamente comovedor. Howard Norman no seu melhor.

IMPRENSA INTERNACIONAL
“Uma história de amor em tempo de guerra habilmente trabalhada […] um testemunho da sua mestria.”
Publishers Weekly

“Norman apresenta um tipo de lirismo em bruto ao longo do livro, com um ardor que brilha logo abaixo da superfície.” Washington Post

“A história profunda e pessoal de A Herança da Filha recorda-nos a potencial beleza, intimidade e sabedoria que estes dois géneros em vias de extinção – a carta e o romance – nos podem oferecer.”
Los Angeles Times

Sem comentários :

Enviar um comentário