quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vogais & Companhia: Tarot da Vida - Uma obra renovada de José Medeiros

Tarot da Vida é o mais recente trabalho de José Medeiros, uma obra que apresenta novos conceitos sobre o Tarot, a sua essência e potencialidades. Um livro enriquecido pela tradução inédita do autor do citado Livro de Thot e das cartas. 
Desde a Idade Média que as cartas começaram a ser utilizadas como jogo de lazer ou de azar. Mas só no século XVIII as cartas começaram a ser de Tarot e utilizadas como oráculo. Em 1781, um pastor, protestante francês, Court Gebelin, publicou um capítulo sobre o Tarot (Livro de Thot) numa obra de vários volumes, e criou os arcanos maiores e menores num baralho hoje conhecido como o Tarot de Marselha. 
Conceituado artista plástico, José Medeiros recriou um novo baralho com 33 cartas que indicam ao leitor os caminhos que podem conduzi-lo a objectivos importantes para a realização do seu projecto de vida pessoal. 
 (PVP 24,99€)

JOSÉ MEDEIROS nasceu em Mafra, em 1941. Desde jovem que se dedica ao estudo da Cabala e de outros saberes antigos, de entre os quais se destacam a Quirologia, a Astrologia e o Tarot, tendo publicado obras de sucesso e reconhecida valiidade na área, entre as quais: O Livro do Pêndulo (Vogais&Companhia, 2009) Chaves da Vida – Manual de Quirologia e Um Guia para o Tarot dos Anjos (Pergaminho, 2001 e 2002). 
Tem-se dedicado recentemente à pesquisa dos elementos esotéricos nos monumentos portugueses, e sobre este tema é autor de Os Caminhos Esotéricos de Portugal e Os Caminhos Ocultos do Ocidente (Pergaminho, 2003 e 2006). Atualmente é presidente da Academia das Saberes Antigos.

Aquilo a que chamamos vida não é mais do que uma pequena fase de um longo percurso que, através das Esferas, nos conduz do Plano Denso até ao Divino. Durante esta caminhada, todas as situações por nós vividas têm a finalidade de nos preparar para o passo seguinte. Nada acontece por acaso. E como não há Bem nem Mal, o positivo ou negativo de cada situação depende sempre do nosso empenho, ou da atenção que damos ao que fazemos. Se entendermos que cada um de nós é sempre o centro do seu universo, e que todas as escolhas que façamos dependem sempre do nosso livre arbítrio, compreenderemos até que ponto somos responsáveis pelo que nos pode acontecer.
Os Oráculos não adivinham. Indicam as probabilidades de algo acontecer em função de alguma acção por nós realizada. E como o futuro não é mais do que a projecção das acções de hoje num provável amanhã, quem não semeia não colhe. O Tarot não é mais do que uma técnica de autoconhecimento que nos permite entender quem somos, de onde viemos e para onde vamos, indicando-nos em cada acção um desenvolvimento provável e um futuro possível. Mas depende sempre de nós a sua concretização. José Medeiros

Sem comentários :

Enviar um comentário