quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"Obrigada pelas Recordações" de Cecelia Ahern

Título Original: Thanks for the Memories
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Colecção: Champanhe e Morangos
Data 1ª Edição: 06/10/2010
Tradução: Catarina Gândara


Sinopse
Quando Joyce Conway acorda no hospital depois de uma queda grave, sabe que a sua vida nunca mais será a mesma. Não só perdeu o filho que carregava no ventre, como se apercebe que o seu casamento chegou a um beco sem saída. Mas estas não são as únicas consequências. Joyce simplesmente já não é a mesma pessoa. De repente disserta sobre arte e arquitectura europeias, tem hábitos alimentares completamente diferentes, fala sobre ruas parisienses onde nunca esteve… e cruza-se amiúde com um homem a quem sente que está estranhamente ligada…


A minha Opinião
Joyce após uma terrível queda perde o filho que carregava no ventre. Divorcia-se do seu marido ausente e liberta-se de um casamento sem amor. Depois de sair do hospital regressa á sua casa de infância e volta a morar com o seu pai de setenta e cinco anos.
Com a sua vida completamente transformada, com sentimentos de culpa e tristeza, tenta encontrar um novo rumo. De um momento para o outro, começa a falar idiomas que nunca estudou, a ter conhecimentos de arte e arquitectura europeia que nunca antes ouviu falar, adquire novos hábitos alimentares e o mais assustador, tem recordações de alguém que não conhece.

Justin Hitchcock é professor de História de Arte e Arquitectura. É americano, divorciado e solitário. Muda-se para Londres para poder estar mais perto da sua filha.
É convidado a dar palestras sobre arte na universidade Trinity em Dublin. Ao chegar a Dublin , conhece uma médica atraente que lhe convence a doar sangue, mesmo tendo um terrível pavor a agulhas. Justin tem um profundo sentimento de um dia poder salvar a vida a alguém e que essa pessoa lhe fique eternamente em divida.
Joyce e Justin cruzam-se pela primeira vez e logo sentem uma estranha ligação, uma espécie de amor á primeira vista. Mas como se deu esta ligação, se nem se quer se conhecem?

Obrigada pelas Recordações é um livro sobre duas pessoas que criam uma ligação depois de uma transfusão de sangue. É uma magnífica história de amor, muito original e mágica, que desperta-nos diversas emoções ao longo da leitura.
A autora criou personagens secundárias incríveis, bem descritas e com um papel sempre muito importante nos encontros e desencontros de Joyce e Justin.
Uma das personagens mais marcante deste livro é sem dúvida, o pai de Joyce. Um homem de 75 anos, muito atencioso, compreensivo e divertido. A relação de Joyce com o pai é um ponto alto neste romance, os dois estarão sempre juntos ao longo do livro, com momentos enternecedores e engraçados para umas boas gargalhadas.
Uma leitura muito agradável, mágica e cativante, difícil de parar de ler, que despertou me mais ainda a vontade de viajar até á Irlanda.
Cecelia Ahern provou mais uma vez que é uma excelente escritora que chega ao coração do leitor.
Recomendo

5/6- Muito Bom

Sem comentários :

Enviar um comentário