segunda-feira, 28 de junho de 2010

"O Diabo Veste Prada" de Lauren Weisberger

Título Original: The Devil Wears Prada
Autor: Lauren Weisberger
Colecção: Champanhe e Morangos, nº4
Data 1ª Edição: 30/04/2004
Tradução: Maria do Carmo Figueira

Sinopse: Andrea Sachs, acabada de sair da universidade, consegue um emprego fabuloso «pelo qual um milhão de jovens eram capazes de dar a vida»: é contratada como assistente de Miranda Priestly, a editora da famosa revista Runway. No entanto, como assistente pessoal de Miranda, Andrea vê-se forçada a suportar toda uma série de abusos, realizando tarefas como encomendar-lhe o pequeno-almoço, tratar-lhe da roupa suja, fazer de motorista para a cadelinha buldogue francesa, preparar-lhe as viagens… Resumindo, Andrea tem de estar disponível vinte e quatro horas por dia para atender aos seus pedidos, e, ainda por cima, sempre com um sorriso no rosto! Será que um ano de sacrifício, ao serviço de um ´diabo´ que veste Prada, não é um preço demasiado alto a pagar pelo emprego da sua vida?! Um livro hilariante, muito fashion, que certamente agradará ao público feminino, e não só, e que deu origem a uma adaptação cinematográfica realizada por David Frankel.
 
A minha opinião

O Diabo Veste Prada é o primeiro romance da autora Lauren weisberger publicado em 2004 pela Editorial Presença. Depois deste grande sucesso, com adaptação cinematográfica, a autora ainda escreveu outros dois livros Sexo, Intrigas e Glamour e Procura-se Diamante para Relacionamento Sério, igualmente publicados pela Presença.

O Diabo Veste Prada retrata a história de Andrea, uma jovem de 23 anos recém-licenciada que aceita o emprego de assistente júnior de Miranda Priestly, editora da famosa revista de moda Runway.
Na verdade Andrea não percebe nada de moda, mas esta é a sua grande oportunidade para lhe abrir outras portas e após um ano ao serviço da Runway poderá ter qualquer emprego, talvez até venha a realizar o seu sonho de escrever para o The New Yorker.
No entanto como assistente de Miranda, uma mulher arrogante e ingrata, Andrea não terá uma vida fácil, não será muito diferente da escravidão. Terá de suportar todo o tipo de serviços que Miranda lhe pedir, sem atrasos, a qualquer hora do dia ou noite e sempre com um sorriso nos lábios.
A vida de Andrea muda por completo, entra num mundo completamente diferente e terá de ponderar se valerá a pena perder a sua vida pessoal, deixar de ter tempo para a família, namorado e amigos, para ter “um emprego pelo qual um milhão de jovens era capaz de dar a vida”.

Esta foi sem dúvida a leitura com mais charme e Glamour que li até hoje. É na voz de Andrea que somos a levados numa viagem pelas ruas da cidade de Nova Iorque e entramos no mundo das editoras de moda de alta-costura. Repleto de referências a roupas, marcas e tendências de moda, este livro transforma-se num autêntico manual de moda.

Lauren W. é uma excelente autora, deu-nos conhecer um mundo deconhecido para muitos de nós, em que a aparência está acima de tudo. Como a autora trabalhou na Editora Vogue, talvez muitas das situações que descreve no livro tenham sido vividas por ela mesma, o que o torna muito real, um ponto positivo.
As descrições pormenorizadas de tudo, desde as roupas, as ruas, as festas e os modelos, torna o livro muito cativante e é claro a personagem Miranda e as suas respostas e pedidos inesperados cria nos duplos sentimentos Ódio – fascínio. Uma Lição de vida em que demonstra como é importante a família, o amor, os valores humanos e acima de tudo o amor-próprio.
Foi uma leitura agradável e divertida, para quem já viu o filme, não pode deixar de ler este livro, como de costume, é muito melhor.
Recomendo

Sem comentários :

Enviar um comentário