quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lançamento do novo livro do Francisco José Viegas foi um sucesso

Lisboa, 24 de Junho de 2010 – Lançamento de Se Eu Fosse… Nacionalidades, a estreia de Francisco José Viegas no género infantil.

A Fábrica dos Pastéis de Belém foi ontem palco de um momento muito especial para a BOOKSMILE e, sobretudo, para Francisco José Viegas. Foi entre amigos, imprensa, e curiosos, que o multipremiado escritor apresentou o seu mais recente livro, desta vez destinado a um público mais pequeno do que habitual.

Se Eu Fosse… Nacionalidades representa a estreia de Francisco José Viegas na literatura infantil, ou melhor, no género infantil, já que uma das inconfidências realizadas pelo autor, no decorrer do lançamento, foi ter confessado não gostar de literatura infantil.

“Gosto de livros para crianças, mas não de literatura infantil. Gosto de livros para crianças com coisas lá dentro”, começou por explicar o escritor, esclarecendo: “Lembro-me de brincar com o meu Atlas das Selecções do Reader’s Digest de 1968, e é umas das brincadeiras que eu ainda faço com os meus filhos. Por exemplo, onde é Bogotá? Vamos brincando com as cidades e os países”.

Francisco José Viegas revelou ainda nunca ter lido um livro de histórias infantis e concluiu: “Eu gosto de realmente de livros para crianças porque me irrita ver adolescentes ignorantes”.
A apresentação do livro esteve a cargo da jornalista e também escritora, Carla Maia de Almeida, tendo Rui Penedo, ilustrador da obra, sido bastante elogiado pela vida que deu a Lio, a personagem do livro.
Rui Penedo foi também autor de uma belíssimo quadro original, inspirado no livro, oferecido a Margarida Pinto Correia, para embelezar as paredes da Casa do Gil.

Em representação da Fundação Gil, Margarida Pinto Correia foi ainda presenteada pela BOOKSMILE, pelas mãos de Manuel de Freitas (director da editora), com uma caixa recheada de livros do catálogo infantil (100 livros), para serem disfrutados pelas crianças que a Fundação apoia nos hospitais onde todas as semanas realiza acções. Uma ideia, ainda que não inédita, mas que, espera a BOOKSMILE, sirva de inspiração a outras empresas.



Sem comentários :

Enviar um comentário