terça-feira, 1 de junho de 2010

"Delírio" de Laura Restrepo

Título Original: Delirio
Autor: Laura Restrepo
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas, nº468
Data 1ª Edição: 18/05/2010
Tradução: Regina Louro

Sinopse: Quando Aguilar regressa de uma curta viagem de negócios e encontra a mulher, Agustina, num estado de agitação mental que a torna praticamente irreconhecível, não consegue compreender o que se poderá ter passado na sua ausência, pois nada fizera prever aquilo. Contada a várias vozes, a história desenrola-se a partir deste momento, compondo uma trama familiar que se estende por várias gerações e que é também o reflexo do estado de uma nação. Uma narrativa brilhantemente desenvolvida em que, como num romance policial, o suspense das revelações seduz o leitor até ao fim.

A minha Opinião

Delírio da autoria de Laura Restrepo, é mais uma excelente obra que foi editada no dia 18 de Maio pela Editorial Presença.
Aguilar, depois de uma pequena viagem de quatro dias, recebe um telefonema de um homem desconhecido, para ir buscar a sua mulher, Agustina, a um hotel. Sem saber de nada e já suspeitando que algo terrível teria acontecido, Aguilar dirige-se para o hotel para se deparar com um homem desconhecido á porta de um quarto de hotel e entrega-lhe uma Agustina diferente. Logo vê que algo se passa com a sua mulher, que se encontra num estado irreconhecível. A partir desse momento, Aguilar larga o seu emprego de professor, assume um papel de detective e com muita esperança, vagueia á procura de pistas para salvar a sua Agustina, de que está profundamente apaixonado.
Agustina, uma rapariga viva, bonita, apaixonada e com um sentido intuitivo desenvolvido, está agora completamente transformada, num estado delirante.

Laura Restrepo oferece-nos um excelente romance muito bem elaborado, cheio de grandes segredos e estranhos mistérios, á mistura de muito amor e loucura.
As personagens estão muito bem construídas e todas são marcantes de alguma forma, para mim foi principalmente, Agustina, uma alma perdida perseguida por mentiras, lembranças e traumas desde infância. Uma Loucura que já provém, até mesmo antes dos seus avós.
Delírio é uma narrativa bem detalhada, contada por vários personagens que vão-nos dando pistas acerca da loucura de Agustina e leva-nos numa viagem pela Colômbia, imersa no tráfico de droga, crime e lavagens de dinheiro.
Este é um livro com um escrita rica e elegante, sem capítulos, tornando-se numa leitura corrida, o que de inicio parecia-me uma leitura difícil, mas rapidamente mudei de opinião e entusiasmei-me a tentar desvendar, tal com Aguilar, a loucura de Agustina.
É um romance inspirador e inquietante, com um final imprevisível, que nos mostra como a violência pode deixar profundas cicatrizes. Foi uma leitura muito agradável e impressionante, deixou-me curiosa em relação a outras obras da autora, anteriormente publicadas em Portugal pela Editorial Presença.
Recomendo.

1 comentário :

  1. Livro maravilhoso. Pós leitura me senti abandonado, tamanho o prazer que foi adentrar ao mundos das personagens de L. Restrepo.

    ResponderEliminar