terça-feira, 27 de abril de 2010

"Se eu ficar" de Gayle Forman

Título original: If I Stay
Autor: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras, nº5
Data 1ª Edição: 02/03/2010
Tradução: Rita Granã

Sinopse
Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

A minha opinião
Se eu ficar da autoria de Gayle Forman, foi editado no passado mês de Março pela Editorial Presença. Depois de ler tantas criticas positivas, não podia adiar esta leitura e com muita curiosidade acabei por o comprar.
Se eu ficar, conta-nos a história de Mia, uma adolescente de 17 anos que tem tudo para ser feliz, pais que a apoiam, um irmão mais novo que a adora, um namorado que a ama e um futuro auspicioso na musica.
Mas tragicamente, numa manhã em que Mia e a sua família decidem dar um passeio de carro, sofrem um grave acidente e Mia entra em coma.
Agora Mia vê-se fora do seu corpo e observa os paramédicos a reanimá-la e toda a azáfama no hospital para a tentarem salvar. Apercebe-se que perdeu os pais e o seu irmão mais novo. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia relembra toda a sua vida. Conta-nos um pouco da história dos seus pais, o nascimento do seu irmão, como conheceu e se apaixonou por Adam e a sua paixão pela música.
Mas depois de perder a sua família, a vida não terá o mesmo brilho. Mia vê-se sozinha e obrigada a tomar a difícil decisão, se vale a pena viver.
Este é um livro muito emocionante e cativante. A escrita é simples, fluída e lê-se tão rápido que não nos damos conta de o tempo passar.
Apaixonei-me pelas personagens de tal forma que foi difícil parar de o ler. Proporcionou-me uma leitura muito agradável e surpreendeu-me a facilidade com que me coloquei no lugar de Mia e levou-me a reflectir sobre as decisões que tomo e o que de facto é o mais importante na vida e o valor que lhe atribuo.
Esta é uma leitura cheia de significado que nos desperta para a vida.
Recomendo

2 comentários :

  1. Já é a segunda pessoa k vejo k postou esse livro, estou louca pra le-lo. XOXO, da Lisse

    ResponderEliminar
  2. Olá Clarisse,
    tens de o ler, foi uma boa leitura:))

    bjinhos

    ResponderEliminar