terça-feira, 9 de março de 2010

Três Vidas ao espelho

Três Vidas ao espelho
de Manuel da Silva Ramos

Uma história magnífica com contrabandistas e emigrantes.

Sinopse
Romance alegre e reconfortante, este livro é o elogio do emigrante português e dos contrabandistas da raia, que tiveram um papel crucial na economia das regiões portuguesas vizinhas da fronteira espanhola.
Conta a história de dois emigrantes que foram bem-sucedidos e mostra, de forma detalhada, a vida nos finais dos anos quarenta de uma aldeia portuguesa perdida entre pedras e solidão, nos arredores de Vilar Formoso - a Bismula -, cujos habitantes se dedicavam à pastorícia, à agricultura e... ao contrabando. Acima de tudo, este romance é uma magnífica história de amizade e de fidelidade a um nome. E de fidelidade à coerência das vidas.
Ao exumarem o cadáver de Brigas, enterrado nas brumas do esquecimento, dois amigos reescrevem a História à sua maneira e desenterram o passado para que este lhes sirva de lição. Quanto ao emigrante bondoso que distribui dinheiro pelos humildes, ele sabe que a bondade é subversiva, assim como o produtor de cinema François Da Silva, que faz filmes para espalhar o ouro dos sonhos pelo mundo.
Estas três vidas ao espelho, escolhidas entre milhentas outras da nossa diáspora, têm a pretensão de ser um poderoso elixir para desenvolver a nossa auto-estima nacional. Porque os três homens simples deste romance são heróis categóricos à sua maneira. E nós que acreditamos saímos deste romance reconfortados.

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 304
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722040228
Colecção: Autores de Língua Portuguesa
18,00€


Disponível a partir de 15 de Março

Manuel da Silva Ramos nasceu em 1947, na Covilhã, onde fez os seus estudos liceais.Estudou Direito em Lisboa mas ao fim de quatro anos abandona a universidade e o país e exila-se em França para fugir ao fascismo. Aos 21 anos ganha o Prémio de Novelística Almeida Garrett de 1968, instituído pela Editorial Inova e pela Portugália Editora, com Os Três Seios de Novélia. Na Dom Quixote estão publicados os seus livros Ambulância (2006), O Sol da Meia-Noite Seguido de Contos para a Juventude (2007), A Ponte Submersa (2007) e a reedição muito aguardada de Os Três Seios de Novélia (2008). Tem numerosos inéditos e a sua ficção, como disse um dia Ernesto Sampaio, é uma brisa fresca na literatura portuguesa. Três Vidas ao Espelho é o seu mais recente romance

Sem comentários :

Enviar um comentário