sábado, 6 de março de 2010

Numa Terra Estranha - Jhumpa Lahiri


Titulo Original: Unaccustomed Earth
Autora: Jhumpa Lahiri
Editora: Editorial Presença
Tradução: Ana Mendes Lopes

Opinião:
Numa Terra Estranha é um livro esplêndido e comovente da autora Jhumpa Lahiri, vencedora do Booker Prize de 2000. Este livro reúne oito contos, numa primeira parte composta por cinco histórias independentes e a segunda parte apresenta-nos uma trilogia emocionante.
São histórias que descrevem profundamente a vida dos imigrantes indianos nos EUA, mais  especificamente as primeiras gerações que migraram com o intuito de perseguir os seus sonhos, numa terra estranha e repleta de oportunidades para uma vida melhor.
Mas uma mudança nunca é fácil e a aculturação nem sempre se faz de forma pacífica. Lahiri escreve com um conhecimento profundo dessas dificuldades sentidas pelos indianos, numa terra em que os hábitos e a cultura são muito diferentes. Uma luta constante entre gerações: pais que tentam manter a cultura bengali no seio da família, filhos que não querem se sentir diferentes dos que os rodeiam e outros já nascidos no país. Tentam o equilíbrio entre uma tradição fortemente enraizada muitas vezes até sufocante, o medo e a incerteza do futuro. Lahiri explora temas como a morte, a solidão, o isolamento, doenças e casamentos falhados.

Ler este livro foi para mim, uma experiência marcante e muito agradável. Não conhecia a autora, e certamente irei ler os outros dois livros da autora, anteriormente publicados em Portugal. Lahiri é uma escritora brilhante e nesta magnífica prosa revelou-se uma excelente contadora de histórias, com personagens assombradas pela mágoa, o isolamento, as perdas e tragédias. Histórias tão bem detalhadas, guia-nos numa viagem até inúmeros países, deixando-nos curiosos para os conhecer.

É um livro com uma escrita simples, elegante e sensível, que nos cativa de conto para conto, e todos nos tocam de uma forma quase inevitável.
Destaco a Trilogia de Hema e Kaushik, pois foi o que mais me marcou e cativou, é um forte e poderoso drama, muito bem conseguido e com um final infeliz.  Lahiri conta-nos como as oportunidades desperdiçadas podem levar-nos a um inevitável desgosto.

Recomendo*****

2 comentários :

  1. Bom dia.

    Gostaria de lhe pedir, se poderia divulgar e criticar o meu livro, Mistério em Connellsville.

    Todas as informações sobre o livro estão em www.misterioemconnellsville.blogspot.com

    Fico a aguardar resposta (responda, por favor, para o blog indicado acima).

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela resposta e pela disponibilidade. Pode, então, começar pela divlugação?

    ResponderEliminar