terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os Guardiães da Noite

Editora: Editorial Presença
Autor: Serguei Lukiánenko
Data 1ª Edição: 21/03/2007
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-3718-2
Nº de Páginas: 392

Sinopse
Na Moscovo pós-soviética, uma raça de Seres Diferentes vive, lado a lado com os humanos, aparentemente indistinguíveis destes. Na realidade detêm poderes sobrenaturais e têm acesso a uma misteriosa dimensão paralela, a Penumbra. À noite, as Forças da Luz, das quais faz parte o jovem agente Anton, patrulham as ruas e o Metro, e protegem os humanos. Mas a sua tarefa principal é zelar para que as Forças do Mal não se tornem uma ameaça apocalíptica. O combate reacende-se numa corrida contra o tempo. O leitor é subjugado pelo sortilégio desta escrita brilhante e imaginativa, que flui num esplendoroso ambiente de thriller neogótico. Publicado em 1988, este livro, que já vendeu 3 milhões de exemplares só na Rússia, está traduzido em 15 idiomas e deu origem ao primeiro blockbuster russo.

...........................................................................................
Este é o primeiro volume da trilogia the do autor Russo Serguei Lukiánenko.
Esta obra está dívidia em três partes sequênciais, em que Anton Gorodétski é a personagem principal ao longo das histórias.
Anton é um Ser Diferente, trabalha na Guarda da Noite que pertence á Luz e lutam contra os da Guarda do Dia, que pertencem as Trevas.
 Durante a noite, os da Luz patrulham as ruas de Moscovo com o objectivo de manter os Seres das Trevas afastados dos humanos, que os desconhecem e já nem acreditam em tais forças. Detentores de poderes sobrenaturais, os Seres diferentes ao entrarem na Penumbra, uma dimensão paralela e invisível aos olhos dos humanos, têm de escolher o lado a que querem pertencer Luz ou Trevas.
Mas encontram-se em tempos em que os das Trevas têm cada vez mais membros. Ambas as forças são obrigados a formar um acordo com o objectivo de manter o equilibrio no mundo, longe de chegar a um apocalípso.

Este livro foi uma supresa para mim (pela positiva), não esperava gostar tanto. Já há algum tempo que estava para o ler, mas ia sempre passando á frente.
O autor está de parabéns pela sua imaginação, conseguiu criar um mundo paralelo ao nosso muito interessante e surpreendente. Cheio de magia e feitiços, onde encontramos vampiros, bruxas, magos, mutantes e outras criaturas.
A escrita é simples e fluída, porporcionando-nos uma leitura muito agradável. Repleto de acção e algum mistério, conduz-nos num ritmo excelente e cativante.
Além de todos os Seres diferentes, criaturas e todo o mundo fantástico que o autor criou, gostei também da descrição das zonas urbanas de Moscovo.
Por fim e muito importante neste livro, são as interrogações que vão surgindo ao longo da leitura, leva-nos a reflecções sobre o bem e o mal, as boas e más acções. Conclui-se até que uma boa acção pode desencadear uma má acção. (algo que nunca tinha pensado)
Tenho ainda que dar os parabéns á Editorial Presença pelas Capas estão magnificas.
Gostei muito, agora estou curiosa com os volumes seguintes:  Os Guardiães do Dia e Os Guardiães do Crepúsculo; E ainda a sequela desta trilogia, ainda não editado em Portugal : The last Watch.

Sem comentários :

Enviar um comentário