quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Lucidez do Amor


Tânia Ganho regressa com um romance que tem a guerra do Afeganistão como pano de fundo. A Lucidez do Amor marca a chegada da autora ao catálogo da Porto Editora.
Chega no próximo dia 21 de Janeiro às livrarias o novo romance de Tânia Ganho.
A Lucidez do Amor conta-nos a história de Michael e Paula, cujas vidas se vão desenrolando em paralelo, numa pequena aldeia de França e numa base internacional no meio do deserto, separados por quatro meridianos e cinco mil quilómetros de distância.

A autora, a residir em Paris, vai marcar presença no festival literário Correntes d' Escritas 2010, que a Póvoa de Varzim acolherá no próximo mês de Fevereiro.

Em A Lucidez do Amor, uns meses depois do 11 de Setembro, Michael Adam, piloto da Força Aérea francesa, é enviado para o Afeganistão no âmbito da luta contra o terrorismo. Passados quatro anos, parte novamente em missão, mas desta vez com plena consciência da natureza letal do seu trabalho. É com o inquietante pressentimento de que poderá não regressar a casa que se despede da mulher, Paula, e do filho recém-nascido. Atirada para um mundo sem homens, Paula é obrigada a tornar-se mãe solteira e a criar laços de amizade com o heterogéneo grupo de mulheres que a rodeia e que vive ao ritmo do toque do telefone - até ao dia em que as linhas ficam mudas...

Baseado em quatro personagens profundamente humanas e complexas - o piloto estranhamente supersticioso com licença para matar, a sua mulher artista e impressionável, a sogra africana, sábia e marcada para toda a vida, e o sogro amargo que carrega um pesado segredo dos seus tempos de guerra na Guiné-Bissau -, A Lucidez do Amor é um romance inquietante e cheio de suspense, que questiona o significado do amor, explorando as diferenças que nos separam uns dos outros, mas que podem também unir-nos irrevogavelmente.

Tânia Ganho nasceu em Coimbra, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos e de ter passado pela redacção da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como David Lodge, Ali Smith, Rachel Cusk, Chimamanda Ngozi Adichie, Annie Proulx, Abha Dawesar, Jeanette Winterson e Anaïs Nin, entre muitos outros. Viveu em Londres, Hamburgo e Nancy, e reside actualmente em Paris, com o marido e o filho. Publicou anteriormente os romances A Vida Sem Ti e Cuba Libre.

Informação retirada de Portoeditora.pt

Sem comentários :

Enviar um comentário