segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lisboa candidata-se a Capital Mundial do Livro 2013

Lisboa é candidata a Capital Mundial do Livro da UNESCO para 2013. A candidatura prevê a elaboração de um programa extenso de actividades a pôr em prática dentro de três anos, associadas à promoção do livro e da leitura.

“O desafio da candidatura de Lisboa foi assumido após a ideia ter sido bem acolhida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros”, declarou Manuel Maria Carrilho, embaixador português junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O ex-ministro da Cultura acrescentou que a candidatura de Lisboa a Capital Mundial do Livro ficou definida após encontros recentes com António Costa, presidente da autarquia lisboeta, e Paulo Teixeira Pinto, que lidera actualmente a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
A iniciativa de uma Capital Mundial do Livro foi lançada pela UNESCO em 2001, com Madrid, tendo a organização decidido que as cidades seguintes seriam Alexandria (Egipto) e Nova Deli (Índia).

Desde então, e por um processo internacional de candidaturas, foram escolhidas Antuérpia (Bélgica), Montreal (Canadá), Turim (Itália), Bogotá (Colômbia), Amesterdão (Holanda), Beirute (Líbano), Ljubljana (Eslovénia) e Buenos Aires (Argentina).

Retirado do site http://www.publico.clix.pt a 18-01-2010

2 comentários :