terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Exército Perdido

O Exército Perdido
de Valerio Massimo Manfredi

Sinopse
Xenofonte não foi apenas o biógrafo de Sócrates, foi também o comandante militar da famosa Retirada dos Dez Mil. Esta é a sua história - e a história de uma mulher que, por amor, tudo abandonou...
A vitória não é o único caminho para a glória. Ano 401 a.C.Trinta anos de guerra entre Esparta e Atenas levaram a Grécia ao limite das suas forças. Nesse momento de profunda crise, Ciro, irmão do imperador persa Artaxerxes, decide reunir um enorme exército de mercenários gregos, que passará à História como o "Exército dos Dez Mil". Ainda que tenha anunciado que o seu propósito era combater tribos rebeldes, o verdadeiro objectivo desta marcha de três mil quilómetros continua a ser um dos grandes enigmas da Antiguidade. Depois da morte de Ciro numa batalha, os mercenários ficaram abandonados à sua sorte num território que lhes era hostil. Pouco depois, os chefes gregos seriam aniquilados numa emboscada. Xenofonte, um culto guerreiro ateniense, toma o comando da fracassada expedição e empreende o regresso à pátria. A seu lado, sempre, uma figura de mulher: Abira, a jovem que tudo abandonou para o seguir.
O Exército Perdido narra a épica aventura dos Dez Mil e, simultaneamente, a história de um amor incondicional que nunca vacilou diante das maiores adversidades.

Críticas de imprensa

«Esta obra contém todos os elementos de um verdadeiro romance épico. São páginas repletas de aventura, perigo, amor, vingança, mistério e enigma».
Historical Novels Review
Edição/reimpressão: 2009


Páginas: 448
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04188-3
Idioma: Português
18,00€

Valerio Massimo Manfredi, (1943) italiano é professor de arquologia na Universidade Luigi Bocconi, em Milão. É arqueólogo, investigador e topógrafo do Mundo Antigo. Tem publicados inúmeros artigos académicos, nove obras de ficção, incluindo Alexandre, o Grande, uma trilogia traduzida em 38 países, cujos direitos para filme foram adquiridos pela Universal Pictures. Manfredi escreve ainda guiões para cinema e televisão. Vive com a família perto de Bolonha.


Pode ler o excerto Aqui

Disponível a partir de 22 de Outubro

Sem comentários :

Enviar um comentário