terça-feira, 6 de outubro de 2009

De Adão a Newton - Uma História das maçãs

De Adão a Newton - Uma História das maçãs
PAULO MENDES PINTO

Porquê um livro sobre maçãs?
Simples: elas estão por toda a parte no nosso imaginário.
Das coisas mais sérias às mais divertidas, as maçãs são um dos tópicos fortes da nossa cul­tura. Falamos na maçã de Adão, pensamos no coitado do Newton debaixo da macieira e vemos como, num mesmo símbolo, temos o que de mais sério a humanidade criou, a ideia de pecado, e o ridículo do acaso que muitas vezes resulta na mais espantosa descoberta científica.
Este livro é isso mesmo: o espanto perante a variedade de significados que uma «maçã» pode ter.
Estamos, de facto, perante um símbolo que atravessa a nossa cultura. Do Génesis bíblico ao Pomo da discórdia que conduz à guerra de Tróia, passando pelo atirador Guilherme Tell, pela maçã da Branca de Neve, pelo sortudo do Newton e terminando na marca de computado­res, elas, as maçãs, estão em todo o lado!

Editora: Esfera do Caos Editores
Formato: 15cm x 22,50cm
ISBN: 978-989-8025-91-3
Data de Publicação: Outubro de 2009
PVP: 13,80 euros


O Autor
Paulo Mendes Pinto. Um professor universitário que um dia decidiu escre­ver um livro em tom de anedota. Com o mais leve estilo, procurou tirar o máximo partido de ser Histo­riador das Reli­giões. Fugindo ao tom pesado dos tra­balhos acadé­micos, reflectiu então descontrai­da­mente acerca de alguns importantes temas da nossa mentalidade.
Especialista em mitologia e religiões antigas. Professor e Director da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona. Tem trabalhado na área das relações entre a religião, a cidadania e as instituições democráticas. Director da Revista Lusófona de Ciência das Reli­giões e investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa. Presidente e fundador da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Itinerários de Fé: Locais sagrados das reli­giosida­des (Inapa, 2005); A Verdadeira História de Maria Madalena (Casa das Letras, 2006, com Maria Julieta Mendes Dias); O Massa­cre dos Judeus: Lisboa 19 de Abril de 1506 (Alêtheia, 2007, com Susana Bastos Mateus); Conhecimento de Deus (Quasi, 2008).



Disponivel a partir de 16 Outubro

Sem comentários :

Enviar um comentário