sábado, 10 de outubro de 2009

A Dádiva


A Dádiva
Toni Morrison

Livro da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993).

Sinopse
A Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland.
Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma.
Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial.

Autor: Toni Morrison
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Páginas: 144
Colecção: Grandes Narrativas Nº 448


Disponível a partir de 20 de Outubro
 
Toni Morrison foi laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 1993 e recebeu ainda dois outros prémios literários de grande prestígio – o Pulitzer Prize, em 1988, e o National Book Critics Circle Award, em 1977. Foi professora de Inglês na Universidade de Howard, titular da Cátedra Albert Schweitzer em Humanidades na Universidade do Estado de Nova Iorque, em Albany, e titular da Cátedra Robert F. Goheen em Humanidades na Universidade de Princeton. Foi editora sénior na Random House, em Nova Iorque durante cerca de vinte anos. Com uma vasta obra literária publicada, Toni Morrison é uma referência incontornável da literatura norte-americana contemporânea.


PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA (1993)

• PRÉMIOS:
Prémio Pulitzer (1998)
Prémio Livro Anisfield-Wolf (1998)
Jefferson Lecture (1996)
Prémio Nobel (1993)
Prémio National Book Critics Circle (1977)

• Considerado O MELHOR ROMANCE DO ANO, pelo Sunday Times e UM DOS MELHORES 10 LIVROS DO ANO DE 2008, pelo The New York Times.

• Traduzido em 24 países:
Árabe (território); Brasil; Catalão (território); Chinês; Croácia; República Checa; Dinamarca; Finlândia; França; Alemanha; Grécia; Israel; Itália; Japão; Coreia; Holanda; Noruega; Polónia; Portugal; Rússia; Sérvia; Eslováquia; Eslovénia e Espanha.

Sem comentários :

Enviar um comentário